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Unicórnios

Os unicórnios existem, porém não são seres fantásticos com um chifre na cabeça como retratado nos livros. Hoje, “unicórnios” são as startups que antes de realizarem o IPO já estão avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares.

O termo “unicórnios” foi usado pela primeira vez no universo das startups em 2013 por Aileen Lee. Refere-se a raridade e a dificuldade de existirem empresas com um valor tão alto, até porque, segundo pesquisas realizadas pelas Universidades de Berkeley e Stanford, 90% das startups fracassam.

Para que possamos dimensionar melhor o universo das “unicórnios” utilizamos como base um relatório público disponibilizado no site do kaggle.com, no qual constam 700 startups consideradas como unicórnios do mundo todo. Para visualizarmos as empresas conforme o seu valuation fizemos um gráfico de “nuvem de palavras”, quanto maior o nome da empresa maior o seu valor de mercado:


A seguir um gráfico dos 10 países com mais startups consideradas como Unicórnios:


Como podemos ver no gráfico E.U.A é o país com mais startups já consideradas como unicórnios. Vale destacar que o Brasil está em oitavo no ranking dos países. Segundo relatório da Sling Hub, o Brasil concentra 70% dos investimentos em startups no ecossistema latino-americano. Em termos de avaliação do valor de mercado destas empresas a distribuição dos países que acumulam o maior valor de startups é conforme o gráfico a seguir:

Novamente, Estados Unidos está em primeiro lugar e, desta vez, em sexto lugar temos o Brasil onde estima-se que as startups unicórnios estão avaliadas em 50,45 bilhões de dólares. Alguns exemplos de empresas que compõem esta lista são: Nubank, Ifood e Stone. Dentre as principais características que as Unicórnios têm em comum vale destacar: a inovação, o investimento em tecnologia e o foco no cliente.

A seguir apresentamos os ramos de atuação das empresas:

INDUSTRY UNICÓRNIOS
Fintech 122
Internet software & services 110
E-commerce & direct-to-consumer 82
Artificial intelligence 57
Health 55
Supply chain, logistics, & delivery 34
Mobile & telecommunications 34
Auto & transportation 31
Cybersecurity 29
Data management & analytics 26
Hardware 23
Edtech 20
Consumer & retail 19
Travel 13
Education 1

Conforme a tabela podemos perceber que o ramo de atuação mais comum é o das Fintechs que são empresas financeiras que trabalham geralmente no mercado de crédito. E, em segundo lugar, estão as empresas ligadas a softwares de internet e serviços. Chama atenção o setor de Inteligência Artificial em quarto lugar na lista, com ótimas perspectivas é muito provável que surjam cada vez mais startups deste ramo de atuação devido a sua grande variedade de atuação.

Além das características já citadas, muitas dessas empresas têm em comum o fato de não estarem gerando lucros, e, nesses casos, surge a dúvida: Como uma empresa, mesmo sem gerar lucro, está avaliada em pelo menos 1 bilhão de dólares?

Para compreender esta situação devemos analisar alguns fatores, o primeiro é que as técnicas de valuation têm como base os resultados passados, porém a fonte de valor são os resultados futuros esperados, ou seja, projeções. Prever o futuro não é uma tarefa simples, é preciso muito cuidado para não fazer projeções excessivamente otimistas e que possuem baixa probabilidade de realização.

Existem inúmeras técnicas específicas para eliminar ao máximo a subjetividade das avaliações, para que o avaliador considere todos os cenários possíveis, até mesmo os mais pessimistas. Sendo assim, os investidores ao avaliar as startups vão ponderar os possíveis resultados futuros que a empresa pode obter, a probabilidade de ocorrência destes cenários e os riscos aos quais a startup está exposta.

Dessa maneira, mesmo que a empresa ainda não tenha gerado lucro é possível que seu valuation seja muito alto devido à grande expectativa de retornos futuros. Alguns exemplos desse tipo de empresa: o Facebook e a Amazon, que durante seus primeiros anos obtiveram apenas prejuízos e conforme foram crescendo e se consolidando no mercado passaram a gerar lucros astronômicos aos seus investidores.

Podemos fazer uma analogia entre o investimento em uma possível Unicórnio com uma aposta, devido a baixa probabilidade de sucesso da empresa, o retorno esperado é muito alto para motivar o investidor, assim como uma aposta onde quanto menos favoráveis as chances de vitória maior deverá ser o prêmio pago pela aposta.

Lucas Jochem

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